sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia 27 de Maio dia de Santo Agostinho de Cantuária

Bom dia amigos Católicos!
Monge beneditino, viveu em um mosteiro de Roma fundado por São Gregório Magno. Santo Agostinho na Grã- Bretanha exerceu santamente sua missão de levar muitos à santidade e assim santificar-se.

O Papa São Gregório enviou missionários para anunciar a Boa Nova nas Ilhas Britânicas, 40 monges estavam sob o comando de Agostinho, que corajosamente avançou em direção aos anglo-saxões que possuíam fama de cruéis. Agostinho ao chegar, expôs ao rei sua pregação e pediu-lhe autorização para pregar com seus irmãos.

O trabalho de evangelização foi tão fecundo que, em menos de um ano, mais de dez mil pessoas se converteram, inclusive o rei Etelberto.

Ajudado sempre pelo Papa, Santo Agostinho, na obediência acolheu as direções do Espírito e foi ordenado Bispo. Com o surgimento de novas necessidades pastorais, tornou-se Arcebispo. Com a ajuda de muitos outros missionários, alcançou a graça da conversão, praticamente para todos da ilha. Entrou na Igreja Triunfante, com outros, em 605.

Santo Agostinho de Cantuária, rogai por nós!

Evangelho do dia: (João 15,12-17)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Há uma palavra que nos liberta de todos os fardos, dores da vida e nos faz atingir o vínculo da perfeição. Essa palavra é amor. João, em sua primeira carta, afirma que Deus é amor. Além de tudo o mais que Deus é, e além do que Ele tenha feito, esteja a fazer ou venha a fazer – tudo é uma manifestação do Seu amor. Este amor é tão reconfortante como difícil de compreender. O amor de Deus Pai excede em muito àquilo que os seres humanos rotulam normalmente como amor, o qual é, muitas vezes, um mero sentimento superficial ou uma paixão louca temporária, tantas vezes misturada de egoísmo e cobiça. Deus não se limita a “ter” amor ou a “demonstrar amor”. Ele é amor.

O amor do Altíssimo pela humanidade tem-se revelado de muitas maneiras, sendo a maior de todas a Cruz. Como seguidores de Jesus, correspondemos ao Seu amor amando os outros, como Ele nos amou.

No Evangelho de João, Cristo não manda amar a Deus. Seu mandamento é que permaneçamos no amor. É amar o amor! E Deus é amor. O maior amor está em dar a vida por seus amigos, estar totalmente a seu serviço, a exemplo de Cristo. Somos escolhidos para dar frutos que permaneçam para sempre. O fruto é a prática do amor mútuo originando as comunidades. A vida sem amor é um tipo sub-humano de existência. Precisamos do amor dos pais. Precisamos do amor da família e dos amigos. Precisamos pertencer a uma comunidade que ama. Contudo, assim como precisamos receber amor, também precisamos dar amor. Não somos verdadeiramente humanos se não conseguirmos amar. Sejamos, porém, claros: o verdadeiro amor não tem origem em nós. A capacidade de amar é criada em nós pelo nosso Criador, na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor. É Ele quem nos convida a amarmo-nos uns aos outros.

Assim, celebrar a Eucaristia é, para mim e para você, assumir o compromisso de viver a fraternidade não apenas verbalmente, mas de fato. Assim como Jesus se entrega por nós, que a nossa vida seja toda ela vivida na doação e no serviço em favor dos irmãos e irmãs, especialmente daqueles que mais sofrem. “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”.

Padre Bantu Mendonça
fonte:www.cancaonova.com.br

Uma ótima sexta-feira à todos! a Paz de Jesus e o Amor de Maria à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails Design by: ken.takuno@gmail.com