domingo, 1 de agosto de 2010

Santo Afonso Maria de Ligório


Santo Afonso Maria de Ligório.

Celebramos, neste dia, a Memória de um Santo Bispo e Doutor da Igreja que, se tornou pelo seu testemunho patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral. Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos, a fim de levá-lo à fama.

Com dezesseis anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e, já se destacava em sua posição social, quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.

Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses; isto até contagiar vários e fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália, convertendo pecadores, reformando costumes e santificando as famílias, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus, mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundação.

Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.

Santo Afonso Maria de Ligório,rogai por nós!

Evangelho do dia. Para que acumular?

Lc 12,13-21

Pensamento do dia.
Eu confio em ti!

SALMO 91,1-7

Você que habita ao amparo do Altíssimo, e vive à sombra do Onipotente, diga a Javé: “Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti!” Ele livrará você do laço do caçador, e da peste destruidora. Ele o cobrirá com suas penas, e debaixo de suas asas você se refugiará. O braço dele é escudo e armadura. Você não temerá o terror da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a epidemia que caminha nas trevas, nem a peste que devasta ao meio-dia. Caiam mil ao seu lado e dez mil à sua direita, a você nada atingirá. No templo, um sacerdote convida o fiel a confiar em Deus. Em Deus a pessoa pode se abrigar, como filhote debaixo das asas da mãe. Quem confia nada teme, porque o Senhor protege de todos os perigos da vida, tanto de dia como de noite. O que fazer quando nos encontramos nas trevas e nada enxergamos? O que fazer quando a luz é tão forte que nos ofusca a vista? Confiemos no Senhor, e olhemos fundo as coisas: o que acontece com os que não confiam em Deus? ORAÇÃO: “E agora, Senhor, qual é minha esperança? Na verdade, ela está toda . (Fonte, Extraído do livro
"365 dias com os Salmos", de Paulo Bazaglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails Design by: ken.takuno@gmail.com