quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia 26 de Maio dia de São Filipe Néri

Bom dia amigos e irmãos em Cristo!
O "santo da alegria" nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.

Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo.

Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres.

São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.

Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria.

São Filipe Néri, rogai por nós!

Evangelho do dia: (João 15,9-11)




Fazendo uma revisão geral do Evangelho de São João, verificamos que – demoradamente – Jesus dialoga com os Seus discípulos abrindo-lhes horizontes para entenderem de modo mais adequado o mistério do Deus presente na história da humanidade.

Sua vinda entre nós é a máxima prova de amor por nós. Deus Pai mostrou o Seu amor a Jesus comunicando-Lhe a plenitude de Seu Espírito quando do Batismo no rio Jordão. Deus-amor desceu sobre Jesus como uma pomba ao seu ninho, convertendo-O em Seu “ninho”.

No trecho de hoje, Jesus demonstra o Seu amor aos discípulos da mesma maneira, comunicando-lhes o Espírito que está n’Ele, esse rio de vida que fluirá do interior do cristão e que sacia a sede do coração humano. A fonte do amor é o amor entre o Pai e o Filho. É o amor apropriado ao Espírito Santo.

Permanecer no amor de Jesus é inserir-se nesta dinâmica de amor e vida entre o Pai e o Filho. Partindo de uma adesão pessoal, o permanecer no amor de Cristo significa uma inserção na comunidade de discípulos. É irradiar envolvendo a outros, ampliando a comunidade de amor e prolongando-a no tempo. Jesus Ressuscitado permanece no amor do Pai e isso significa que Ele observa e cumpre o que o Pai ordenou. Não se trata de uma obediência cega, como a de um inferior a um superior, mas de uma união amorosa de vontades.

Portanto, a união, a permanência em Jesus – videira, no Evangelho de ontem, – é a garantia do nosso amor por Ele. É preciso permanecer no Seu amor, assim como Ele permanece no amor de Seu Pai.

Jesus, como resposta permanente ao amor de Seu Pai, pede-nos que vivamos no âmbito do amor a Ele e na prática do amor ao próximo. Tal é a atmosfera gozosa em que se move o seguidor de Jesus: “Assim como o meu Pai me ama, eu vos amo; permanecei no meu amor”.

Este amor deve traduzir-se em alegria, numa visão positiva da vida, em gozo, num taxativo “não” à desesperança, ao pessimismo, ao medo e ao temor. Não há realidade alguma que não possa ser mudada com amor e por intermédio do amor. Lembro a você que “o amor é o vínculo da perfeição”. O amor que gera a vida proporciona alegria. Como cristão, você deve viver alegre, porque a alegria é o resultado de uma vida vivida com amor, que gera amor. Esta foi a alegria de Jesus Cristo. E Ele deseja que também seja a nossa.

Ame e você será perfeito!

Padre Bantu Mendonça
fonte: www.cancaonova.com.br

Uma ótima quinta-feira à todos, a Paz de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails Design by: ken.takuno@gmail.com