segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dia 04 de Julho dia de Santa Isabel

Bom dia amigos e irmãos em Cristo!
Nasceu na Espanha no ano de 1270. Pertencia à família real de Aragão, que lhe concedeu uma ótima formação cristã.

Foi entregue em casamento ao rei Diniz, rei de Portugal, com apenas 12 anos de idade, e já dava testemunho de uma esposa cristã, uma mulher de oração e centrada na Eucaristia e ajudou a propagar a grande devoção à Nossa Senhora da Conceição.

Aos 20 anos teve seu filho Afonso IV, que viveu muitos conflitos com o pai. Isabel era mulher de caridade e reconciliadora, vivendo isso bem a partir de sua família.

Era rainha, mas nunca esqueceu que também era irmã dos mais necessitados.

Uma de suas últimas obras de caridade talvez, foi cuidar do seu próprio esposo. Dom Diniz que tanto a fez sofrer, agora precisava dos cuidados de Isabel, que se dispôs, quis cuidar dele. Ele ficou doente em 1324 e faleceu no ano seguinte.

Então Isabel deixou a sua condição de viver no palácio como rainha e recebeu o hábito como franciscana, clarissa.

Em 1336 saiu de Coimbra e foi ao encontro de seu filho, devido a um novo conflito familiar. Mesmo com 66 anos e enferma conseguiu chegar. Foi acolhida e ouvida por seu filho.

Ali ela faleceu, mas foi enterrada em Coimbra, como era seu desejo. Está enterrada em uma Igreja dedicado a ela.

Santa Isabel, rogai por nós!

Evangelho do dia: (Mateus 9,18-26)

"18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região."



Enquanto Jesus lhes falava sobre essas coisas, veio um chefe e prostrou-se diante d’Ele, dizendo: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe a mão e ela viverá”. Levantando, Jesus o seguia, juntamente com os seus discípulos.

Nosso Senhor é a única esperança para Jairo. Jairo teria visto os milagres realizados em Cafarnaum, e pôs no Senhor toda a sua confiança. Com Jairo aprendamos a buscar ajuda em Nosso Senhor, a prostrarmo-nos com humildade, fé e confiança diante do nosso Deus.

Enquanto ia, certa mulher, que sofria de um fluxo de sangue fazia doze anos, aproximou-se d’Ele por trás e tocou-lhe a orla da veste. Essa mulher que já havia gastado todos os seus bens com médicos, agora espera impaciente, cheia de fé e de esperança em Cristo Jesus. Ela ouviu que muitos ficaram curados só em tocá-lo. Por isso, também se decide: “Se ao mesmo tocar no seu manto ficarei curada”.

Da multidão que O oprime, uma só pessoa Lhe tocou de verdade: esta mulher enferma; e não apenas com um gesto, mas com a fé do seu coração. Ela toca no manto. Que significa ‘tocou’ senão que creu, que professou a fé em Cristo, o Médico dos médicos?

Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. Naquele instante, sentiu-se completamente curada. Não a curou o “manto”, curou-a Jesus Cristo, que tinha observado todos os seus movimentos, e também a fé do seu coração. Esta mulher, cheia de confusão à vista de sua enfermidade, merece da parte de Jesus o tratamento de filha. Ainda mais feliz por ter perseverado nos sentimentos de gratidão ao médico da sua alma e seu corpo, ela é – para nós – um modelo tanto mais digno de imitação, quanto mais viva é a sua fé e mais profunda a sua humildade.

A mulher não ficou “acomodada em um canto” e nem demonstrou desânimo, mas perseverou com fé, e então foi curada: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. O mesmo Jesus diz a você neste momento de dor e de luto, de tristeza e abandono.

Quando Jesus e seus discípulos chegaram na casa de Jairo, encontraram a casa cheia de gente e muito alvoroço dos que choravam a morte da menina e diz: “Retirai-vos todos daqui, porque a menina não morreu, mas está dormindo”.

E começaram a caçoar de Jesus. Se não há fé, o homem encerra-se nos limites humanos, que são muito estreitos.

Jesus tomou a menina pela mão e ela se levantou. Levantou-se com tanta facilidade, como se houvesse experimentado um bom sono. Jesus mostrou-se – uma vez mais – dono absoluto da vida e da morte.

Tanto Jairo como aquela mulher nos oferecem um exemplo de fé na onipotência de Cristo, pois só um milagre podia ressuscitar a filha de Jairo, assim como curar a doença daquela mulher, que já tinha posto todos os meios humanos possíveis. De modo semelhante, o cristão deve esperar a ajuda de Deus, que não lhe faltará para superar os obstáculos que se atravessam no caminho para a sua santificação.

Padre Bantu Mendonça

fonte: www.cancaonova.com.br

Uma ótima segunda feira e um excelente começo de semana à todos!
A Paz de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails Design by: ken.takuno@gmail.com