segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia 13 de Junho dia de Santo Antônio

Clique para abrir a imagem e salve este lindo Papel de parede

Bom dia amigos  e irmãos em Cristo!
Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

Santo Antônio, rogai por nós!

Evangelho do dia: (Mateus 5,38-42)


Jesus apresenta uma referência baseada não na lei da justiça judaica, isto é, o que é devido a cada um, mas na lei da graça e do amor. “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

A lei a que Cristo faz alusão é a do Talião: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente”, embora à primeira vista pareça alimentar um sentimento de vingança, ela justamente deseja frear um ímpeto de vingança individual. Para Santo Agostinho, esta lei impedia expressões desmesuradas. É como já perdoar um pouco: é um começo de justiça misericordiosa. E Aquele que veio não abolir, mas aperfeiçoar, a conduz à sua perfeição. Porque em Jesus, e por Ele: “Não resistais ao malvado. Pelo contrário, se alguém te dá uma bofetada na face direita, oferece-lhe a esquerda…”

Assim, com estas palavras, o Senhor nos vai progressivamente conduzindo. Fazendo-nos reconhecer o não revidar: oferecer a outra face; deixar também o manto; caminhar com ele dois mil passos.

Desta maneira, Ele nos leva ao mandamento da caridade, não só para melhor compreendê-lo como também para concretamente vivê-lo. O Senhor nos ordena dar a todos tudo o que eles nos pedem: que todos sejam cumulados, por nossa generosidade, de tudo o que lhes falta.

Façamos de modo que eles não sofram nem de sede, nem de fome, nem da falta de vestes. E então, seremos encontrados dignos dos bens que faltam a nós mesmos e que pedimos a Deus, pois o costume de dar nos merecerá obtê-los. Ademais “há mais alegria em dar do que em receber”.

É urgente que aos nossos ouvidos soem as palavras de Jesus. É necessário “vencer o mal com o bem” e tornar concreto, em nosso agir, o mandamento do amor fraterno.

Peçamos ao Senhor que encha nossos corações com as graças do Seu Espírito Santo, com amor, alegria, paz, paciência, bondade e humildade. E nos ensine a amar os que nos odeiam e a rezar pelos que nos perseguem. E com o Seu auxílio, renunciar aos prazeres deste mundo e a desejar uma nova terra e novos céus.

Padre Bantu Mendonça
fonte:www.cancaonova.com.br

Uma ótima segunda-feira, um ótimo começo de semana e fiquem com a Paz de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails Design by: ken.takuno@gmail.com