terça-feira, 17 de maio de 2011

DIa 17 de Maio dia de São Pascoal Bailão

Bom dia amigos Cristãos!
Nasceu na Espanha no ano de 1540. Seus pais, muitos religiosos, colocaram nele esse nome por seu nascimento ser no domingo de Páscoa.

Pascoal viveu seus 52 anos centrados no mistério da Eucaristia. Um santo conhecido por suas obras e sua paixão a Jesus Sacramentado.

Trabalhou cuidando dos rebanhos, não tendo oportunidade de estudar tão cedo. Tinha o desejo de conhecer a verdade, e quanto mais aprendia a ler, mais lia o Santo Evangelho. E mais que ler, colocava em prática na vida.

Chamado à vida religiosa, foi para Valença. Renunciou a tudo para seguir a Cristo dentro da família franciscana. E ali, buscava fazer os trabalhos mais simples. Homem de profunda adoração a Jesus Sacramentado.

Entre a Espanha e a França existiam povos que combatiam os cristãos. Ele foi enviado para levar uma carta para a França. E aceitou. Desejando ser mártir da obediência.

Tinha grande amor à Santíssima Virgem. Com 52 anos, depois de uma enfermidade, no dia de Pentecostes, ele - cheio do Espírito - partiu para a Glória Celeste.

São Pascoal Bailão, rogai por nós!

Evangelho do dia: (João 10,22-30)

Jesus era um personagem incômodo ontem, o é hoje e será sempre. Sobre a motivação desta incomodidade o Senhor fala, diz a verdade, e esta é exigente, interessa à vida e incide sobre o comportamento humano: “Eu e o Pai somos um”.

Ele revela que o povo – que acorrendo participava das festas judaicas em torno do Templo, – na realidade, faz parte das Suas ovelhas, chamadas a escutar as Suas palavras e O seguir. Foi Deus, Seu Pai, quem as deu, e ninguém as arrancará da mão do Pai. Assim, Jesus desautoriza os chefes religiosos de Israel, com seu Templo e suas sinagogas, a se considerarem verdadeiros pastores. Eles, ao oprimirem e explorarem o povo estão rejeitando a Jesus e, consequentemente, se excluindo do dom que o Pai comunica por Seu Filho Unigênito.

A verdade que Jesus trouxe, a grande novidade, é que Ele é o Filho de Deus. Sua identidade é de origem divina. Sua filiação divina se torna difícil aceitar para todo aquele que, humana e racionalmente, quer entender e, para tal, não se abre à transcendência. Por isso, a inquietação e pergunta do chefe do Sinédrio: “És tu o Messias, o Filho de Deus bendito?”

Diante dessa pergunta, Jesus respondeu: “Eu sou” (Mc 14, 61b-62a), afirmando que o Messias é o Filho de Deus, o mundo religioso judaico, com seus chefes, pareceu acabar por causa de um “terremoto” tal, que provocou nos detentores o pânico total de perder o poder religioso e político, seu estado social e familiar. A reação foi esta: a morte.

Jesus provoca “terremotos” também hoje nas pessoas e nos povos, enfrentando as ideologias e o pensamento pós-moderno. Provoca igualmente na sociedade, com Suas denúncias contra o permissivismo e relativismo, com Seus fortes chamamentos para que reconheçamos a dignidade do homem, feito à imagem e semelhança de Deus e redimido por Jesus Cristo, Salvador e Redentor.

Pela primeira vez, – em todos os Evangelhos – Jesus faz uma autoproclamação expressiva de Sua união com o Pai. A obra de Cristo é feita em unidade com o Pai. Esta obra, para a qual somos chamados, é o dom do amor e da vida eterna. Seja meu irmão, minha irmã, um com Jesus. Converta-se em dádiva, em graça no amor pela vida.

Padre Bantu Mendonça (fonte: www.cancaonova.com.br)

Uma ótima terça-feira à todos!

A Paz de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails Design by: ken.takuno@gmail.com