sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dia 20 de Maio dia de São Bernardino de Sena

Bom dia amigos e irmãos em Cristo!
Nasceu em Massa Marítima, na Toscana, Itália, no ano de 1380. Muito cedo, infelizmente, perdeu seus pais; mas, por outro lado, a Providência Santíssima agiu na sua formação através de tias cristãs fervorosas. Tanto que oraram, testemunharam, foram canais da Providência Divina para a vida de São Bernardino.

Numa vida de oração e penitência, ele discerniu seu chamado a uma vida consagrada, entrando para a família franciscana na Ordem dos Frades Menores. Ali, tornou-se sacerdote.

São Bernardino possuía muitas qualidades; muitas delas, sobrenaturais. Muitos dons, dentre eles, o carisma da pregação. Um homem zeloso, liderou o movimento da observância em prol de uma vivência radical do carisma franciscano.

Quantas pessoas, na Itália, conheceram esse santo por causa da eficácia do nome de Jesus! Grande devoto; tanto que nas leituras do ofício de hoje, encontramos um texto tirado de um de seus sermões: “O nome de Jesus é a luz dos pregadores, porque ilumina, com o seu esplendor, os que anunciam e os que ouvem a Sua Palavra. Por que razão a luz da fé se difundiu no mundo inteiro tão rápida e ardentemente, senão porque foi pregado este nome?”.

Um grande pregador, ele reconhecia que tudo era graça na sua vida. Muitos puderam conhecer, através dos lábios desse pregador, o amor de Deus. Ele se expressou, revelou-se plenamente em Cristo Jesus na força do seu Espírito. São Bernardino, como todos os santos e santas da Igreja de todos os tempos, foi conduzido pelo Espírito Santo.

Centrado no mistério da Eucaristia, devotíssimo da Santíssima Virgem, ele se consumiu ao serviço da Palavra e do povo de Deus. No ano de 1444, ele partiu para o céu e intercede por nós para que sejamos todos servos da Palavra para glória e de Jesus.

São Bernardino de Sena, rogai por nós!

Evangelho (João 14,1-6)

Antes de Sua partida para o céu, Jesus confortou Seus discípulos para que não se preocupassem. O mesmo Ele faz neste Evangelho de hoje: Cristo nos dirige palavras de conforto diante das tantas dificuldades pelas quais passamos: situações de traição, abandono, desconfiança, injustiças, calúnias, fofocas, doenças, desemprego, complicada situação financeira. Ele revela que jamais nos abandona.

O nosso Deus é um Deus presente. É preciso viver a certeza de que Ele está no meio de nós, dando-nos forças e coragem para que a cada dia avancemos seguindo rumo à meta. Sabemos que o caminho é duro demais. E, muitas vezes, parece “não ter fim”. Então, achamos que o melhor a ser feito é sentar e desistir. Todavia, meu filho, minha filha, o mérito, a vitória e o segredo, ou seja, o trunfo de tudo isso está em saber que, enquanto caminhamos, deve-se ecoar dentro de nós as santas palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração. Creiam em Deus e creiam também em mim”.

Com Jesus e por Jesus somos mais do que vencedores. O Senhor é a única solução em nossa vida. Ele é o caminho que nos conduz à casa do Seu e nosso Pai. Quero relembrar a figura da porta: Jesus é a porta de entrada para a casa do Pai.

Se com fé, confiança e perseverança você clamar por Jesus, Ele virá erguê-lo ainda que você se encontre “no fundo do poço”, pois com o Senhor e pela força da oração tudo pode ser mudado.

Isto não são falácias nem sofismas. Quem nos garante é o próprio Cristo: “Quando eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também”.

Na dúvida de São Tomé, Jesus já respondeu a minha e a sua dúvida. Portanto, creia! Professe a sua fé n’Ele, que é “o Caminho, a Verdade e a Vida” e que nos conduz até Deus, nosso Pai.

Padre Bantu Mendonça
fonte:www.cancaonova.com.br

Uma ótima sexta-feira e um ótimo final de semana à todos!
A Paz de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails Design by: ken.takuno@gmail.com